sábado, 1 de dezembro de 2012

Em resposta à Carla

Tenho a certeza de que meu grande exercício de crescimento prende-se a uma palavra: aceitação. Não sou uma pessoa de deixar ir, sou uma pessoa com raízes nos pés. E por isto sofro, carrego-me de passado, tenho medos, tenho medo de sofrer mais e só assim ainda acabo por sofrer com medo de sofrer. É bem estranho não? Se pararmos para analisar aquela voz que geralmente não escutamos, vamos perceber uma série de pensamentos contraditórios, e muitos deles resumem-se ao medo de deixar ir, de aceitar que um ciclo se fechou, que uma situação se acaba para outra recomeçar. A vida é movimento, a natureza está constantemente se modificando mesmo que não se note. Saber racionalmente não é o ponto. Sentir e viver isto é a minha meta. A comida de certa forma é uma distração para o que sinto e penso no agora. A comida me leva para algum lugar na infância em que o amor vinha através do estômago ou pelo menos assim o entendia. Mas a comida não resolve o turbilhão de coisas dentro de mim. Ela piora a longo prazo. Mas como posso fazer para mudar isto? Tenho 13 quilos de gordura acumulado entre coxas e barriga, mas engana-se quem acredita que a gordura é só física. Gordura é proteção. Proteção emocional diante de tudo o que tememos. Ao aumentar a gordura aumentamos como consequência nossa zona de contato, aumentamos a proteção térmica e a barreira emocional contra aquilo que nos ataca. Mas é como construir uma barreira para conviver com o inimigo, visto que temos de conviver conosco, nosso pior inimigo e juíz. É por isto que só dieta não adianta. Só exercício não resolve. Nada acontece se eu não mudar de posição. O peso pode ir e voltar enquanto não consigo ir além de contar calorias. Que tal começar a contar sentimentos? Enquanto estiver ligada ao passado e ao medo do futuro, tenho vontade de adoçar o presente, tenho vontade de engordurar os conflitos para que eles desçam melhor pela garganta. 
Aqui para mim não há resoluções de fim de ano. Há o agora, urgência que tenho de mudar. Mas mudança não é uma coisa que se faz. É uma coisa que se permite. Quem quer mudar a todo custo cria uma resistência a própria mudança, cria e critica-se e machuca-se pelo caminho. Mas então o que posso fazer para mudar? Em primeiro lugar preciso voltar a habitar-me. Preciso sentir estas coxas, esta barriga que tenho vontade de odiar. Mas ao invés disto vou mudar meu olhar(exercício mais poderoso que glúetos com roldana). Tenho de me olhar com amor. Vou me olhar com amor. Com aceitação. Ninguém muda se for abaixo de críticas e raivas. O segundo passo já estou fazendo, tenho corrido 40 min há três dias consecutivos. O quarto é continuar a me escutar. A observar os meus pensamentos e a estar presente na mesa mesmo que ainda coma desenfreadamente. Eu observo e estou presente. Um passo de cada vez... e como estou numa de praia, esta é uma música que tenho escutado enquanto corro na areia.

3 comentários:

  1. já te disse, manda teus textos menina! excelente análise, mas é isso mesmo... estás a lavar a louça sem te dares conta disso, teus pensamentos e emoções oscilam entre o passado e o presente... Estás a constatar que esse alimento são teus afetos e te conduzem a uma viagem bem regressiva, praticamente à fase oral (creio).ÉS Inteligente, que podes levar a essa criança? Segura a mão da tua criança, leve-a a passear na praia e oferece-lhe a tua experiencia como mulher, abraça-a, chorem juntas, mas fortaleça essa criança... estou p cá. bjos

    ResponderExcluir
  2. oscilam entre o passado e o futuro (corrijo), Carla

    ResponderExcluir
  3. Carla, é sim, tens razão. Vou continuar esta viagem por mim e venho aqui contar para vocês o que descobrir.
    beijinhos

    ResponderExcluir