sexta-feira, 5 de abril de 2013

A conversa já chegou na cozinha

É isto mesmo, o Brasil tem vindo a crescer e não apenas no campo econômico, mas está trabalhando para   o fazer no meio social. A revolução chegou na cozinha, com o novo pec dos empregados domésticos. Agora caseiros, motoristas, empregadas de limpeza, babás, enfim, vão ter direitos igualitários com relação a outros empregados regulares. Isto quer dizer que além de férias e 13º (que permanecem), acrescem o direito a salário desemprego, alimentação, fundo de garantia, plano de saúde, auxílio cesta básica, seguro contra acidente de trabalho e as mulheres que tem filhos de até cinco anos, podem ganhar auxílio creche. 
Vai ficar mais caro ter empregada e a tendência é se tornar aos poucos como nos países desenvolvidos em que as pessoas que os possuem devem ser ricas para mantê-los. Já tinha ouvido falar da tal crise das babás, fiquei pasma de ver que pagam em média 3 mil reais para uma interna, às vezes chega a 5 mil. Isto é muito mais do que ganha um biólogo, um informático em início de carreira, pessoas que estudaram, se especializaram e não chegam nem perto muitas vezes de um salário destes. 
Minha mãe sempre teve empregada desde que me lembro, já deve fazer uns 15 anos no mínimo que ela ficou poucos dias sem uma. Mandava embora, vinha outra. Agora é uma dificuldade de encontrar, a que ela tinha era muito boa, de confiança, no entanto não pôde mais trabalhar porque já tem quase 60 anos. Ela até pensou em contratar outra, mas logo depois anunciaram o tal do pec e desistiu. Andamos nos revezando, mais eu do que eles, se é que me faço entender. Fiz uma proposta a ela semanas atrás, eu podia ficar trabalhando como empregada e ao invés dela pagar o ordenado, pagava a creche do Fabian que daria no mesmo, só que sem estes encargos todos que teria se fosse uma pessoa qualquer a trabalhar. Mas não quis...e agora fica me enchendo a paciência porque ele precisa de uma escolinha e tals, já disse que a chance passou, agora escola só quando nos mudarmos. 
Enfim...vai ter muita patroa a voltar a lavar louça, quero ver se ainda lembram como é. Vá, não precisam ter medo que não cai os dedos, só descasca as unhas (não digam que não avisei).


Nenhum comentário:

Postar um comentário