sexta-feira, 19 de abril de 2013

Brasil, o céu e o inferno no mesmo lugar


Deve ser muito confuso para as pessoas de fora se disser que não é nada demais ver uma carroça  ao lado de um BMW à espera de que o sinal abra. Que não ligamos para um punhado de palafitas e casa construídas com restos de madeira, restos de papelão e restos de lixo, quando seguimos para o aeroporto (que é quase um shopping) novo e muito maior e mais bonito que o do Rio e de São Paulo. Que as escolas privadas são boas e que as públicas são deterioradas, tem goteiras, classes e cadeiras quebradas. Parece normal pagar para se ter educação. Também não nos preocupamos com as pessoas que dormem nas calçadas, com os animais na berma à cata de comida e água. Achamos normal gastar quase três reais de passagem para ir e mais três para voltar. Não valorizamos o asfalto cheio de buracos, embora se reclame muito dos radares de velocidade espalhados em cada canto da cidade. A prefeitura construíu alguns kilômetros de ciclovia e o que mais se vê nela são catadores de lixo reciclável com suas carroças para se protegerem do trânsito e da falta de paciência dos motoristas. Pessoas dormem em praças ou nas marquises com suas casas portáteis feitas de caixas e cobertores rasgados. Os pés nus e sujos se evidenciam, mas parecem fazer parte da realidade de um centro também sujo e com pessoas descalças de sentimento, anestesiadas pelo efeito constante da pobreza. Dizem que Deus é brasileiro... então ele deve ter esquecido de andar por estas ruas de desassosego, deve estar preso ao congestionamento ou simplesmente procrastinando no facebook.





E quando ninguém dá a mão, alguém oferece a pata: Cães aliviam dura realidade de moradores de rua..

6 comentários:

  1. Muito triste isso tudo...uma pessoa sabe que isso tudo existe mas nao gosta de ver/falar nao é?!
    A mim doi me, tenho tanta pena, mas como todo mundo nao faço nada...

    Bjs
    Marina

    PS : historias bonitas, essas dos animais, realmente o cao é o melhor amigo do homem (publiquei no FB pode ser que Deus ande por la e veja...)

    ResponderExcluir
  2. Pode ser Marina, espero que veja.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com um nó na garganta. Por aqui também se vê essa miséria de mãos dadas com o luxo.
    É por essas pequenas grandes coisas que eu amo e respeito os animais!
    Beijinho Bonitinha!

    ResponderExcluir
  4. Pois Mamã! Este é outro lado da moeda...às vezes por estarmos tão acostumados a isto parece tudo fazer parte da paisagem. :/
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Bonita essa história dos bichos; anjo da guarda não precisa ter forma de gente :)

    ResponderExcluir
  6. Tens razão, e infelizmente estes são muitas vezes os únicos a se preocuparem com os mendigos, tornam-se a sua família.
    beijnhos

    ResponderExcluir