sexta-feira, 26 de abril de 2013

Tudo vale a pena se a mente não é pequena



Parafraseando Fernando Pessoa para falar de subemprego. Ahn? Como assim? É isto, de acordo com o dicionário subemprego é definido por: 

"Emprego não qualificado e que mal satisfaz as necessidades de sobrevivência.
Aplicação (de valores) com rendimento baixo e sem garantia: subemprego de capital.
Situação em que a mão-de-obra só encontra trabalho periodicamente ou em que o número de oportunidades não alcança o de pessoal habilitado." 

Então é assim, não sou contra os brasileiros irem ganhar o mundo e fazerem coisas que em sua terra jamais fariam, tais como lavar o chão de hotel, ser empregada doméstica, babá, etc, etc. Não sou contra viver em subemprego se a pessoa tiver um objetivo de vida, seja juntar dinheiro para comprar sua casa, seja estudar, ter um curso superior, seja viajar, conhecer novas culturas ou simplesmente aprender uma outra língua. Todos os motivos são válidos. Por exemplo, tive uma amiga em Portugal que foi trabalhar de promotora em supermercado (na época que ainda se pagava relativamente bem), ela juntou a grana e pagou toda a faculdade com este dinheiro. Ela tinha um fim que era sair daquele degrau e avançar, crescer, mudar. Agora uma coisa que nunca vou entender é quem saia de "casa" para viver com mais dez brasileiros em um apartamento, que trabalhe de dia para comer de noite e fique estagnado naquilo como se fosse a melhor coisa do mundo. Ah claro, posta fotos na net para os outros dizerem, olha o fulano tá ná Europa. Mas ninguém sabe o que o fulano faz. O fulano não conta que trabalha por turnos e que limpa merda de desconhecidos. E o fulano não tem qualquer perspetiva de vida a não ser viver um dia após o outro e pagar de vip em sua terra natal. 
A minha definição pessoal de subemprego é aquilo que está conjugado entre se esta ocupação proporciona meios para além da sobrevivência e o fator de  realização pessoal.  Por acaso não conheço ninguém que um dia acordou e disse que seu sonho era ser lixeiro. Nada contra a profissão que é digna, mas sejamos honestos quem é que sonha isto para a sua vida ou a de seus filhos? Principalmente vindo de alguém que estudou e que tem dicernimento suficiente para render mais? 
Não quero entrar na separação das profissões que são valorizadas em detrimento de outras, tais como medicina, advocacia, em relação à camareira, a atendente de mesa, etc. Eu mesma como já disse, trabalhei em uma fábrica. Não me orgulho e também não me envergonho. Eu mesma candidatei-me a uma vaga de camareira, não tenho qualquer vergonha nisto, mas é uma solução temporária, pois que valorizo a educação e esforço que tive e também reconheço que consigo mais e melhor. Não é a profissão em si que faz alguém ser mais que os outros, o que me refiro é uma separação óbvia entre a pró-atividade dos sujeitos. Não há nada de mal em ser empregado do Mc Donalds, nem em ser faxineira. O que está mal é ver uma pessoa com curso superior se contentar em ser isto indeterminadamente. Para uma pessoa que não possui quase instrução e que digamos bem a verdade nem tem vontade de crescer, varrer as ruas da cidade está de bom tamanho. Agora estranho, muito estranho é uma pessoa que teve uma boa formação se contentar em subempregos para o resto da vida. E pior, ainda achar que a culpa disto tudo é de seu país, o que é no mínimo incoerente. Mas lá está, nem sempre instrução anda de mãos dadas com maturidade emocional.

5 comentários:

  1. Adorei e concordo plenamente. E isso também vale para nós Portugueses. Hoje em dia,os miúdos que imigram,são quase todos eles licenciados e saem porque cá não há possibilidades. Antigamente,é que não. As pessoas procuravam uma vida melhor,mas não tinham instrução. Conheço muitos assim,que efectivamente até tem uma vida bastante boa. Mas estagnaram. Os de hoje,já procuram mais. Os meus amigos que saíram,estão muito mais bem colocados do que se estivessem cá. Tem saudades do País,mas tão cedo não retornam. E eu admiro muito pessoas como sua amiga,que trabalham,estudam e pagam seus estudos na força. Gente forte! Fiquei a saber que seu País Brasil vai abrir caça aos "cérebros" de outros Países. Para irem buscar o melhor aos outros Países. Como fez os EUA há uns anos. Muitos cientistas,biólogos,Químicos,Matemáticos Portugueses estão por lá. Só não entendo,porque é que não investem em seus conterrâneos. Politica essa que nunca vou entender.

    P.S.- Fiquei de boca aberta,com o seu comentário sobre as cesarianas.Está tudo doido? Cesariana é uma cirurgia! Como podem levar a coisa assim? Nunca vou entender....

    ResponderExcluir
  2. Ui, como me revejo neste texo!!!
    Em Portugal nunca me sujeitei a trabalhos que ja fiz em França mas tambem antes nao falava a lingua e nem tenho grandes estudos (12 ano incompleto...) por isso, devo ficar "desculpada"!! Ehehehe

    Sim, mas é verdade o que dizes, conheço algumas pessoas que passam o ano inteiro a limpar "a merda dos outros" ( passam nacessidades, as vezes) e no pais de origem de férias sao Reis ahahah

    Bjs
    Marina

    ResponderExcluir
  3. É Mamã! Não entendo isto, os profissionais daqui são desvalorizados em comparação com os que vem de fora... Ah e tem outra coisa, muitas vezes as pessoas fazem pós graduação em qulaquer faculdade de merda e depois isto aqui vale muito mais do que as nossas melhores universidades. É só pompa.
    Sim, aquilos das desnecesárias como dizemos, é verdade. Não conheço ninguém que tenha feito parto normal. E às vezes até a pessoa quer, mas chega na hora e eu para mim, os médicos dizem que não desceu o bebê ou que não tem dilatação que chegue, hã sempre uma desculpa para dar um talho na barriga.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Marina, se és feliz é o que vale, seja como dona de casa ou como trabalhadora em sub emprego ou num bom emprego. O que está em causa é que a pessoa é muito mal resolvida e ainda por cima culpa o próprio país de orgiem pelo seu fracasso. Tu tens casa, tem família, esta pessoa de que falo é muito amarga, trabalha há anos em subemprego e vive mudando porque onde mora não há estabilidade laboral (EUA). No fundo o que ela sabe é que se estivesse no Brasil muito provavelmente estava trabalhando na área dela e que onde ela vive isto é muito difícil porque no exterior é muito incomum imigrante ter bons empregos. A maioria é oferecido este tipo de trabalho semi- temporário.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Não é imigrar é emigrar. Enganei-me!!:)

    ResponderExcluir