quinta-feira, 11 de abril de 2013

Porque o pai nos faz falta


Talvez por ter tido um pai que foi apenas o progenitor biológico, que a primeira coisa que me vinha à cabeça quando pensava em namorar, era imaginar como seria se o rapaz fosse pai. O marido foi de certa forma o pai que escolhi não só ao meu futuro filho, mas a mim. O Fernando foi daquele tipo de pai que pegou junto sem preguiça desde o primeiro dia. Aquele tipo que segurou as pontas e dividiu-se quase literalmente em dois, ao acalmar um recém nascido em ataque de cólicas e a mãe que vomitava e se cagava com reação aos antibióticos. Ele foi aquele tipo de pai, que mesmo não tendo direito à licença paternidade (tirou apenas 2 dias de férias), levantava todas as noites, e confesso que até na maioria das vezes foi quem atendeu o Fabian nos meses que se seguiram. Dar banho e trocar fraldas é o nível básico no percurso de ser pai. Nível intermédio é fazer papas, brincar sentado ao chão ao invés de por somente desenhos e nível avançado: acordar à noite, atender as birras quando a mãe já está estressada o bastante e só pioraria a situação. 
Este tipo de pai é aquele que inventa histórias, que canta e embala. Este tipo é o que leva à praia mesmo detestando, o que entra na água fria de Cascais apenas para satisfazer a curiosidade de pézinhos fofos. É o tipo que dá comida na boca, que faz cócegas, que ajuda a fazer bagunça. É do tipo que chega louco de saudades quando vem do trabalho e a segunda coisa que faz ( a primeira é o café) é pegar ao colo e ficar sentado horas com o filho nos braços, só pela vontade de sentir a sua cria. 
Este tipo de pai é aquele mais calejado, que já passou por muita coisa e tem saudade também pelo que deixou de fazer quando fora pai pelas primeiras vezes. Era este tipo de pai que precisava. Um pai com paciência e boa vontade, um que soubesse dizer não, mas também dar o colo tão necessário. Não tenho dúvidas que muitas, mas muitas vezes, nos momentos em que não consegui dar amor ao meu filho, o pai fez-se de pai e mãe. Não vou dizer que é o melhor pai do mundo porque acho que isto é um tanto quanto ridículo, cada um sabe o pai que tem em casa e deve haver por aí muitos pais com P maiúsculo. Mas simplesmente era este o tipo de pai que sonhei e  o Fabian um dia saberá o quanto foi acertada a escolha da mãe.

8 comentários:

  1. nivel avançado? ahahaha. pois é, eu tenho sorte de ter um marido/pai de nivel avançado também.

    em relação ao meu pai, deceção!
    beijocas

    ResponderExcluir
  2. O teu texto deixou-me comovida! Bela homenagem ao Pai!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla! Eu sei, acompanho o pai que tens em casa :)
    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Mieke! O marido disse que até chorou quando leu...eu fico com pena, queria tanto poder estar com ele para eu também lhe retribuir o amor que me dá. Hoje é ele quem precisa de colo.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oh que linda mensagem ao grande PAI e marido que tens!!!


    Sofri tanto com a partida do meu e sobretudo a ausencia (o filho tambem) por isso devo saber um pouco do vosso sofrimento...

    Coragem a voces 2, bem precisam!!

    Bjs
    Marina

    ResponderExcluir
  6. Cada texto seu me deixa arrepiada, Bonitinha!
    adoro!

    ResponderExcluir
  7. Cada texto seu me deixa arrepiada, Bonitinha!
    adoro!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Sexinho! Fico muito feliz que gostes :)
    beijinhos

    ResponderExcluir